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Inclusão no Ensino Superior debatida na UE

O Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES) está reunido na Universidade de Évora, dia 28 de fevereiro, no III Seminário do grupo subordinado à temática “O Papel das Instituições de Ensino Superior na Construção de um Ensino Inclusivo.”

Na sessão de abertura, o Vice-Reitor da Universidade de Évora, Professor Manuel Cancela D’Abreu, explicou que “a Universidade tem de estar atenta para a inclusão, não só enquanto instituição, mas também particularmente. Cada colega e cada professor de um aluno com alguma dificuldade deverá assumir um papel de apoio, ajudando as pessoas com deficiência a singrar na vida. Para Manuel Cancela D’Abreu é necessário fazer-se esta “aprendizagem social, tendo as instituições de Ensino Superior um papel vital nesta formação.”

"A inclusão de alunos com paralisia cerebral", "A inclusão de alunos surdos", "A inclusão de alunos com dislexia", "Acessibilidade no E-learning","A inclusão na Universidade de Lisboa - o passado, o presente e o futuro", "Formação para a inclusão: experiências na comunidade académica da Universidade do Porto" e "A inclusão no Ensino Secundário e a transição para o Ensino Superior" são os títulos das apresentações do encontro.

O GTAEDES, formalizado em 2004, é constituído por instituições de Ensino Superior público com serviços de apoio a estudantes com deficiência com o propósito de proporcionar um serviço de melhor qualidade a estudantes com deficiências e de promover a aproximação inter-serviços que apoiam estudantes com deficiências, por forma a facilitar a troca de experiências, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e a racionalização de recursos.

JB | UELINE

Publicado em 28.02.2014
Fonte: GabCom | UÉ